NOTÍCIAS

Em parceria com Facape, TCE-PE fortalece projeto de interiorização

A Facape é parceira do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE-PE no projeto de interiorização implantado pelo órgão, através da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães. A proposta é formar gestores públicos municipais do interior de Pernambuco,  visando garantir maior eficiência nas atividades relacionadas ao controle e monitoramento das contas públicas dos municípios. Nesta sexta-feira (30) o  conselheiro do TCE-PE e diretor da Escola de Contas, Ranilson Ramos, esteve em Petrolina para assinar convênio que garante a execução da primeira ação do projeto, o curso de especialização em Gestão Pública e Controle, ofertado em parceria com a Facape. O presidente da Autarquia, Antonio Habib, também assinou o documento.

Estiveram presentes no ato o gerente de Planejamento de Ações Educacionais, Desenvolvimento e Inovação da Escola de Contas, Dácio Rijo; o coordenador de pós-graduação da Facape, Carlos Gonçalves; a diretora acadêmica da Autarquia, Vania Lasalvia; o consultor jurídico da Câmara de Vereadores de Petrolina, Dácio Martins; o coordenador de Planejamento da Facape; André Luiz  Queiroz e o secretário do inspetor do TCE-PE, Andre Zaidan. Na ocasião, foi firmado também um convênio com a Câmara de Vereadores de Petrolina, representada pelo presidente da Casa, Vereador Osório Siqueira.

Segundo o conselheiro Ranilson Ramos, Petrolina será cidade piloto para dar início ao projeto de interiorização do Tribunal. “Já são mais de 7.500 servidores capacitados pela Escola de Contas e Petrolina é a cidade que estamos começando a implantar a interiorização das nossas capacitações. O Tribunal tem que ser parceiro dos municípios e este convênio com a Facape é no sentido de formar gestores para o município”, explica o conselheiro.

O convênio também contempla a capacitação de cerca de 10 servidores da Câmara de Vereadores de Petrolina e o vereador Osório Siqueira destaca a relevância da ação para a população de Petrolina. “Parabenizo a Facape e o Tribunal pela iniciativa que nos deixa em condições de oferecer oportunidade de qualificação para os servidores da Câmara de Vereadores. A população vai ganhar muito com isto, já que terá à disposição um servidor mais capacitado”, pontua o presidente.

Antonio Habib, presidente da Facape, evidencia que a assinatura do convênio é a consolidação de um projeto que vinha sendo discutido. “Estamos concretizando uma ação planejada pelo TCE-PE e apoiada por nós. Acredito que com isto Petrolina se torna, mais uma vez, pioneira, já que terá a possibilidade de capacitar gestores e servidores que terão acesso a um conteúdo que os capacitarão e assim poderão prestar um serviço ainda mais eficaz no que tange a gestão e contas públicas”, evidencia Habib.

Fonte: http://www.facape.br/