NOTÍCIAS

Assiespe promove II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco, em Arcoverde

A Assiespe promoveu nesta terça-feira (26), o II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco em parceria com a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, com programação direcionada a professores, coordenadores e presidentes de autarquias, contando com reunião ordinária para a definição de nomes para entrega de Comenda de Mérito Educacional.

A mesa de abertura contou com as presenças do presidente da ASSIESPE, Antonio Habib; presidente da AESA, Roberto Salomão; a representante do Conselho Estadual de Educação, Silvana Vidal Siqueira; o controlador geral interno do município de Arcoverde, Aldenio Ferro, que também representou na ocasião a prefeita Madalena Britto; e a Conselheira Estadual de Educação e Presidente da Câmara de Ensino Superior, Maria Iêda Nogueira. Fazendo saudações e agradecimentos, Antonio Habib frisou em seu discurso a satisfação do Fórum Regional está sendo realizado em Arcoverde.

“Nós estamos criando essa força interna dentro da Assiespe, com união e trabalho de fortalecimento das instituições e eu só tenho a agradecer a confiança dos presidentes, que pela segunda vez me conduziram ao mandato de presidente e também pela indicação para compor o Conselho Estadual de Educação”, afirmou Habib.

O público presente prestigiou o Fórum com uma apresentação cultural promovida por estudantes da Escola Estadual EREM Senador Vitorino Freire, com interpretações de danças afro.

A programação do Fórum continuou com a palestra ‘Os 50 anos da Aesa e a expertise na superação de crises”, promovida pelo presidente da autarquia, Roberto Coelho, e pelos professores Franklin Freire, Diretor do Centro de Ensino Superior (CESA) e Alexandre Lira, Diretor da Escola Superior de Saúde (ESSA), abordando um breve histórico da autarquia, que no dia 07 de agosto de 1969 nascia como a Faculdade de Formações de Professores de Arcoverde – FAFOPA. Entre outras atividades, o II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco promoveu a palestra: ‘Trajetória da AEDA para conquista do conceito 4 no Enade no Curso de Direito’, com a presidente Possídia Maria Carvalho de Alencar e gestora da FACISA Mayana Neri; ‘A importância da Assiespe para o ensino superior – narrativa retrospectiva’, com a ex-presidente da ASSIESPE, professora da Faculdade do Belo Jardim e IFPE, Bernardina Santos Araújo de Sousa; e ‘Gestão de marca e marketing educacional’, com a presidente da ABCDE, Ana Gleide de Souza Leal.

Homenagem e reconhecimento

Ainda no evento, a Conselheira do Conselho Estadual de Educação e Presidente da Câmara de Ensino Superior, Prof.ª Iêda Nogueira foi indicada pelos presidentes das Autarquias para receber uma Comenda de Mérito Educacional. Essa foi a primeira comenda durante esses 20 anos da ASSIESPE concedida a algum membro do conselho. Também foram indicados os nomes do Prof. Ricardo Chaves (presidente do CEE/PE) e Pedro Falcão (Reitor da UPE), mas que por motivos de choque de agenda não puderam estar presentes para receber pessoalmente a Comenda Algumas autarquias, profissionais e empresas parceiras também receberam homenagem da ASSIESPE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por meio de Certificado de Mérito Educacional.  

Clique aqui e veja todas as fotos do Fórum. Fotografa: Maria do Carmo L. Carvalho