NOTÍCIAS

Esclarecimentos à comunidade acadêmica das autarquias municipais de ensino superior de PE

Nos últimos dias, mesmo sob isolamento, os Professores, técnicos e demais integrantes do corpo funcional das Autarquias de Ensino Superior de PE, estão sob intenso trabalho dirigido à manutenção das suas atividades de ensino, agora fortemente mediadas por tecnologias digitais.

Estamos todos desafiados e trabalhando ao máximo para mitigar, diminuir os efeitos decorrentes da suspensão das nossas atividades presenciais. Consequentemente, em caráter emergencial, faremos ensino remoto, síncrono, com a “Presença de Professores e alunos conectados e mediados por tecnologias em tempo real e nos respectivos horários de ensino”, vez que a presença física, neste momento, se faz contrária a saúde e todos.   

Sabe-se que, estrategicamente, ficar em casa neste período, antes de ser uma determinação legal também é um ato de cidadania, amor e preservação da vida.

Somos históricas Instituições Públicas de Ensino “Sem fins Lucrativos”, subvencionadas, exclusivamente, pela arrecadação das mensalidades, desta forma, não dispomos de todas as formas de flexibilização de pagamentos quando comparadas às Instituições privadas que regularmente almejam lucro.

Para manter os empregos e salários dos nossos profissionais da educação e corpo funcional precisamos contar com os pagamentos das mensalidades dos nossos estudantes.

No ensino a Distância oferecido pela iniciativa privada as mensalidades podem ser menores, porque as aulas são de conteúdo autoinstrucional, sendo simultaneamente ministradas a grandes grupos de alunos sem o direto acompanhamento pedagógico dos professores que os conceberam. Portanto, faz-se impossível que as Autarquias ofereçam seus serviços educacionais, a custos similares aos praticados pela EAD privada, para um número específico e bem menor de alunos.

Prestamos relevantes serviços públicos e sociais, somos fiscalizados pelo Tribunal de Contas de PE e precisamos da prévia aprovação de regulamentos e leis para que se conceda quaisquer abatimentos ou descontos, sem que se inviabilize a mínima manutenção dos nossos serviços educacionais.

Queremos unir forças com nossos discentes e docentes, sabendo das dificuldades que juntos enfrentamos e enfrentaremos, motivo pelo qual contamos com a compreensão da nossa comunidade acadêmica, dizendo-lhe que estamos priorizando os investimentos indispensáveis para a manutenção do ensino por meio de tecnologias, conforme legal e excepcionalmente autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de PE.

Ao retornarmos as nossas atividades presenciais, estaremos todos mais preparados para os desafios que virão após a passagem do COVID-19. Agora se impõe cuidar da nossa saúde física e mental, manter nossos estudos mediados pelo uso das tecnologias digitais e juntos, aprendermos o máximo com este desafio, que não é apenas seu, é nosso.

Estimados alunos, estabelecemos canais digitais de comunicação que estão sendo divulgados pelos sites das Autarquias Educacionais de PE, portanto, priorizem os canais oficiais de comunicação, os portais acadêmicos e dialoguem com seus professores sobre as novas metodologias de ensino, busquem se orientar  quanto aos melhores meios para resolução pacífica e dialogada dos casos excepcionais, por meio das formas de atendimento digital adotadas por sua Instituição.

Por fim, cabe lembrar, que nunca antes na história, a preparação educacional e o aprendizado da cultura digital de ensino e aprendizagem foi tão fortemente exigido da população local e mundial, quanto a vocês, caros estudantes, nossa total fé e esperança, na certeza de que farão toda a diferença para a melhor e mais rápida superação desta crise. 

A ASSIESPE agradece e conta com a colaboração de todos.