NOTÍCIAS

ASSIESPE integrará a programação do 6º Congresso Pernambucano de Municípios da AMUPE, a convite da presidente Márcia Conrado.

A ASSIESPE reúne e representa, há mais de 20 anos, 13 (treze) autarquias municipais de ensino superior, vinculadas à administração indireta dos municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

Com o objetivo de somar esforços para fortalecer o ensino superior municipal no Estado de Pernambuco, a ASSIESPE e a AMUPE realizaram reunião remota na última quinta-feira (13/07), com a presença de prefeitos e representantes das autarquias educacionais.

A reunião foi solicitada pela presidente da ASSIESPE, Profa. Ana Gleide Leal, à presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), Márcia Conrado. Na pauta, o Programa Universidade para Todos em Pernambuco - PROUPE e o fortalecimento das IMES. "Pernambuco é o único Estado do Nordeste que tem autarquias municipais e que, ao logo dos últimos 50 anos, essas Autarquias foram as grandes responsáveis pela interiorização do acesso ao ensino superior. Nas nossas IES, temos, na maioria, um perfil de alunos egressos do ensino médio das escolas públicas do Estado, fato que já justifica a reconstrução da parceria com o governo. Quando comparadas às demais IES municipais espalhadas pelo Brasil, enfrentamos os maiores desafios em relação às políticas de acesso e de permanência dos estudantes no ensino superior", destacou Ana Gleide.

Márcia Conrado, que também é prefeita de Serra Talhada, município onde está sediada a Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET), reconhece a importância que é ter uma autarquia no seu município e que sabe dos diversos desafios enfrentados pelos gestores municipais na manutenção das suas autarquias de ensino.

Na ocasião, Márcia convidou a Presidente da ASSIESPE para fazer parte da programação da AMUPE, com apresentação das ações, das conquistas alcancadas e das perspectivas de inovações por meio das suas faculdades. Além da presidente da ASSIESPE, todos os presidentes da autarquias participarão do 6º Congresso Pernambucano de Municípios da AMUPE, no qual autoridades de todas as esferas administrativas e políticos já confirmaram participação.

A participação da presidente Márcia Conrado na reunião remota e o convite feito à ASSIESPE para integrar a programação do congresso, que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Convenções, em Olinda, demonstram o compromisso da entidade Municipalista com a educação e a sua busca por parcerias estratégicas para fortalecer as autarquias.

A AMUPE em breve divulgará mais informações sobre o evento.