NOTÍCIAS

Novas vagas para o Proupe são defendidas por membros da ASSIESPE e SECTI durante reunião

Um novo encontro entre membros da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco – SECTI  e a Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado – ASSIESPE aconteceu na capital, Recife. A reunião foi realizada na sexta-feira (31) e em pauta estavam discussões sobre melhorias, projetos e incentivos para  o ensino superior ofertado por Autarquias pernambucanas.     

 

Representando a SECTI estiveram presentes Lucia Melo, secretária; Leonildo Sales, secretário executivo; Ruth Candida e Bruno Souza, assessores. Como membros da Assiespe participaram Antonio Henrique Habib, presidente; Aricleiton Cavalcanti, representante da vice-presidente Giane Maria de Lira e Adriano Fabio, assessor jurídico.

 

A requalificação do Programa Universidade Para Todos em Pernambuco – PROUPE foi um dos temas centrais da reunião. O programa é um dos fomentadores da educação superior no estado e recentemente sofreu drásticas reduções na oferta de bolsas. Assiespe e SECTI pretendem reunir esforços para que novas vagas no Programa sejam ofertadas já no segundo semestre de 2017, com lançamento de novo edital. . A pauta será encaminhada para Casa Civil do Estado, através da SECTI.            

   

Ainda durante o encontro, a SECTI reafirmou o compromisso de oferecer cobertura, através de Banda Larga, para todas as Autarquias estaduais. O serviço será fornecido em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, através da RNP-Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Outro compromisso assumido pela secretária Lúcia Melo foi o agendamento de uma audiência entre representantes de todas as Autarquias do Estado com o governador Paulo Câmara.

 

A avaliação do presidente da Assiespe, Antonio Henrique Habib, foi de uma reunião positiva e que deu continuidade a discussões importantes para o desenvolvimento das Autarquias e, consequentemente, da interiorização do ensino superior do Estado de Pernambuco. “Tratamos de assuntos primordiais para os estudantes das nossas Autarquias,  como o Proupe e recebemos um feedback positivo da SECTI. Além disso, ainda estamos buscando novas conquistas para nossas Instituições, como a oferta de bolsas para a qualificação dos nossos professores, através da Facepe”, avaliou Habib, se referindo a proposta da Assiespe de ofertar bolsas para mestrado e doutorado, destinadas para professores das Autarquias. A sugestão está sendo avaliada pela SECTI.