NOTÍCIAS

Autarquias Municipais de Ensino Superior de PE poderão ingressar no Fies, afirma ministro

A elevação dos índices da alfabetização em Pernambuco foi tema de um evento realizado nesta segunda-feira (18) em Petrolina-PE. O Seminário “Pernambuco pela Educação” trouxe para o sertão do estado o ministro da Educação, Mendonça Filho. A presença da autoridade educacional na cidade oportunizou que o presidente da Associação das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco – Assiespe e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina –Facape, Antonio Habib, tratasse mais uma vez sobre pautas de relevância para as Autarquias, especialmente sobre a inclusão de todas as instituições nos cadastros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Atualmente, apenas X% das Autarquias estão aptas a ofertar o crédito estudantil, fato que se torna um impeditivo para o ingresso e manutenção de alunos de baixa renda no ensino superior  no interior de Pernambuco. “É necessário que busquemos as oportunidades que permitam a democratização do acesso ao ensino superior, não só em Pernambuco como em todo o país. O Fies e outros programas, como o Proupe, são políticas públicas que têm este objetivo e, portanto, precisam ser ampliadas para todas as Autarquias”, avalia Habib.

Ainda segundo o presidente da Assiespe e Facape, o novo encontro com o ministro foi a continuidade de conversas prévias, quando o Mendonça Filho se comprometeu em atender a solicitação, tornando todas as 13 Autarquias credenciadas ao Fies. “Por outro lado temos a responsabilidade de atender as exigências do Programa, como alcançar  bom desempenho nas avaliações institucionais realizadas pelo MEC”, explica Antonio Habib.

O próximo passo é formalização do cadastro das Autarquias. A expectativa é que as Instituições estejam habilitadas para oferecer o crédito estudantil já na próxima etapa de seleção. “O ministrou confirmou a inserção de todas as Autarquais de Ensino Superior de PE, no Fies. Agora aguardaremos uma data na sua agenda para oficializarmos mais essa grande conquista para os estudantes das nossas Autarquias”, comemora Habib.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).