NOTÍCIAS

Presidente da ASSIESPE e Representantes das Autarquias participam de posse da presidência do Conselho de Educação do Estado

O presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco – Assiespe, Antonio Habib e a vice-presidente Giane Lira representaram as Autarquias de PE na posse da presidência do Conselho de Educação do Estado – CEE, que reconduziu Ricardo Chaves ao cargo de presidente e Horácio Francisco dos Reis Filho, como vice-presidente. Estiveram também presentes a presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, Eusileide Suianne de Melo e a Diretora Adriana Carvalho.

No ato Habib, que também é presidente da Facape e vice-presidente Norte-Nordeste da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES, prestigiou a gestão que priorizou a aproximação com as Autarquias Municipais de ensino Superior e agora busca dar continuidade aos avanços conquistados pelas entidades.

A cerimônia de posse contou ainda com a presença de autoridades como o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amancio além de políticos, representantes de entidades públicas e privadas, conselheiros e servidores. No exercício do mandato, os conselheiros terão como atribuição credenciar instituições privadas de ensino técnico profissional e públicas de ensino superior, bem como normatizar, fiscalizar e autorizar o funcionamento de instituições credenciadas, ao tempo em que tem por finalidade regimental estabelecer, acompanhar e avaliar as políticas educacionais no âmbito do estado.

O Conselho, portanto, deve servir de fórum para o debate dos problemas da educação, contribuindo, dessa forma, para a transformação da realidade educacional nos níveis local, regional e nacional. “Isso é um símbolo neste momento em que vive o Conselho de Educação que tem uma história muito importante no estado de Pernambuco”, afirma Amancio. “A gente tem que sempre colocar a educação acima de todas as discussões, pois a educação tem que ser tratada com prioridade, e o Conselho tem desenvolvido um papel muito importante nesse sentido”, complementa.

O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) foi criado em 29 de novembro de 1963 como órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco.

Com informações da ASCOM Secretaria de Educação do Estado