NOTÍCIAS

Presidente da Assiespe busca apoio para as Autarquias em Brasília

Em Brasília, onde esteve  buscando apoio para promover mais ações de melhoria do ensino oferecido pelas Autarquias de Pernambuco, o presidente da Assiespe, Antonio Habib, acompanhado da presidente da Autarquia de Belém do São Francisco, Ana Gleide de Souza Leal, que também é tesoureira da Assiespe, discutiu junto a membros do MEC, da Secretaria de Educação Superior e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, questões como o FIES, iniciação científica e valorização das Autarquias em todo o país.

Abordando a pauta do FIES, Habib e Ana Gleide foram recebidos pelo presidente do FNDE, Pedro Pedrosa e pelo diretor geral do FIES, Flávio Carlos. Na oportunidade Habib destacou a necessidade de reinclusão do curso de Direito para oferta de vagas para o FIES, como forma de garantir que mais alunos tenham acesso ao crédito.

Já na Secretaria de Ensino Superior (SeSU), o tema debatido foram as 68 Autarquias municipais do país, que atendem mais de 200 mil alunos.  O impacto que as instituições têm na formação profissional de moradores de dezenas de cidades, que muitas vezes estão localizadas distantes de grandes centros urbanos, foi enfatizado pelo presidente da Assiespe, como uma forma de solicitar do governo federal mais atenção e investimento para as Faculdades. O diretor da SeSU, Vicente Almeida, destacou o potencial que as instituições têm em todo o Brasil. “O Mec reconhece a importância das autarquias municipais como vetores da qualidade de ensino superior e se compromete em ajudar em tudo que for possível para que as autarquias cumpram bem o seu papel”, frisou.

A inserção de estudantes e professores das Autarquias em programas de bolsas e iniciação científica também foi uma das abordagens feitas pelo Prof. Habib e Prof.ª Ana Gleide junto à equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A reunião também abordou a concessão de programa de mestrado profissional, também para instituições abrangidas pela Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES.

Encontro nacional das Autarquias municipais      

Ainda durante passagem pela capital federal, Habib que é vice-presidente Norte-Nordeste da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES, se reuniu com o presidente Marcos Bassi e com os demais vice-presidentes (Paulo Ivo Koehntopp – Sul e Sebastião Lázaro Pereira - Centro-oeste), além do Secretário executivo, Sandoval Nassa, para discutir pontos sobre a realização do I Encontro Nacional das Autarquias Municipais de Ensino Superior que ocorrerá em São Caetano do Sul-SP, entre os dias 15 e 17 de outubro.

Para o Prof. Antonio Habib, este movimento de contato com diversos setores do Ministério da Educação estreitam as relações entre as instituições e permitem que as ações que estão sendo idealizadas possam se tornar factíveis. “Foram dias intensos de reuniões e apresentação de nossa realidade. Nosso objetivo é proporcionar um ensino cada vez melhor para os nossos estudantes e isto perpassa por questões que, por vezes, foge a nossa alçada, por isso é tão importante estarmos em sintonia com órgãos de esferas superiores, para que os benefícios cheguem ainda mais rápido”, avalia o professor.